O BANDO | xaxadonovo
top of page
Fundo_edited.jpg

No ano 2013 em São Paulo, quatro músicos se juntam com o intuito de criar um grupo de forró de rabeca que tivesse outras influências além das tradicionais populares brasileiras. Assim, o grupo Xaxado Novo inicia uma pesquisa cultural e musical com viagens para Exu, Crato, Serra Talhada, Olinda, Arcoverde, Salvador e outras cidades do Nordeste.

Em 2016, o Xaxado Novo lança seu primeiro álbum “Sertão Cigano”, com músicas autorais e releituras de composições de João do Vale, Trio Nordestino e Antônio Barros. A capa foi produzida pelo xilógrafo pernambucano J. Borges. No mesmo ano integrantes da banda viajam para Turquia, Romênia, Grécia e Marrocos para estudar e pesquisar a música local desses países. Também realizaram três shows em bares de Istambul. 

 

Em 2018 o grupo lança o segundo álbum “Xaxado Novo Ao Vivo”, gravado no Auditório Ibirapuera, com participações de Ricardo Herz, Gabriel Levy e Orkestra Bandida. No mesmo ano a banda consolida sua formação definitiva com a entrada do sousafonista Eliezer Tristão

Em festivais de forró pelo Brasil, os prêmios conquistados pelo grupo são: Melhor Música, Melhor Zabumbeiro e 3º Lugar no "Festival Nacional Forró de Itaúnas" (2015); Músico Revelação (Davi Freitas) e 2º Lugar no "Festival Lua Cheia" (2018).

Em 2019, o grupo lança o EP Vagamundo, com 4 músicas autorais e um clipe da música "Sentinelas". Mais tarde lança o single "Fronteiras Invisíveis" e o álbum " Xaxado Novo no Estúdio Showlivre (Ao Vivo)". Em 2021 o guitarrista e violonista Ricardo Barros entra na banda e em 2022,  juntos produzem o ultimo álbum, "XAXADO BEAT", que trás referencias mais modernas com beats e samples e lançado em 2023 no Sesc Pompéia em São Paulo. 
Em 2024, o quinteto inova sua formação com a entrada da sanfoneira cearense Nanda Guedes e do baixista paulistano Daniel Amorin.
 

Com um repertório na maior parte autoral, tendo ainda releituras de canções de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, o grupo Xaxado Novo propõe um passeio pela música popular brasileira, com influências musicais latino-americanas e orientais.

bottom of page